Empresa de energia LUZ inaugura fazenda solar na cidade de Jacareí: entenda o funcionamento.

Nessa semana pude participar de um lançamento um pouco diferente – pelo menos para mim. Foi a inauguração de uma fazenda solar. Mas antes de literalmente colocar o pé na terra para conhecer essa “plantação”, tivemos uma breve apresentação num hotel da cidade.

A LUZ é uma fornecedora digital de energia elétrica do Grupo Delta Energia, que busca transformar a relação das pessoas com o setor.

Nessa operação eles operam essas fazendas solares com placas que captam a energia do sol e transformam isso em energia elétrica. Essa energia vai para a casa das pessoas através de acordos com as concessionárias de energia elétrica. Assim o consumidor não precisa ter as placas em casa, já que nem sempre isso é possível. A solução prevê também um aplicativo de celular que se conecta com uma peça que é instalada no relógio da entrada de energia elétrica da casa. Com o sistema é possível monitar o consumo de energia da casa, sabendo quais são os maiores gastos da casa. O cálculo é feito através de algoritmos de redes sociais que usam redes neurais para entender os comportamentos de cada consumidor.

Assim basta o consumidor optar pela solução e a LUZ cuida do resto, sendo que a única instalação necessária é uma caixinha no relógio da casa e a conexão com o aplicativo de celular. A promessa da empresa é que a economia na conta de luz chegue a 20%.

Visitando a fazenda solar

Feita a apresentação foi a hora de conhecer a fazenda solar. E as imagens falam mais que o texto aqui: é um terreno onde são instaladas diversas placas solares. E também aqui são usados programas de computador que fazem a gestão da produção de energia. A energia produzida em cada conjunto de placas é encaminhada para pequenas centrais e essas que irão se conectar na rede de distribuição de energia.

Foi a primeira vez que visitei esse tipo de instalação e a sensação é estar numa espécie de filme de ficcão científica e a comparação não é a toa. Vivemos momentos de mudança climática e a busca de energias renováveis e sustentáveis faz parte desse processo. De acordo com dados da Agência Brasil o país bateu recorde de expansão da energia solar em 2023 e superou a energia eólica (13%), sendo já a segunda fonte de energia (18,2%) do mercado nacional, sendo a Hídrica a primeira colocada. (47,8%).

Confira abaixo mais informações sobre a inauguração da fazenda solar em Jacareí.

LUZ inaugura fazenda solar em Jacareí (SP) e amplia fornecimento de energia elétrica de fontes renováveis para residências e pequenos comércios da região

A LUZ, fornecedora digital de energia elétrica do Grupo Delta Energia, inaugurou hoje (28) mais uma fazenda solar, agora na cidade de Jacareí (SP). Com 5.400 placas fotovoltaicas, a unidade, localizada em uma área de 11,48 hectares, tem capacidade de produção de 3,567 MWp (Megawatt Pico), o que apoiará a estratégia da empresa em levar uma fonte de energia renovável e uma nova forma de consumo consciente para moradores e pequenos comerciantes de todo o estado.

Em solenidade na manhã de hoje com Eduardo Rosa, secretário de Desenvolvimento Econômico de Jacareí; Ricardo Minoru, secretário de Manutenção da Cidade de São José dos Campos; Antônio Saulo Vieira, diretor geral da secretaria de Educação de Jacareí; Simone Silva, representante da vereadora Sônia Gonçalves, de Jacareí; e Hernani Barreto, vereador de Jacareí, representantes da LUZ comemoraram mais este importante momento que empodera os consumidores brasileiros a ter liberdade de escolha do seu fornecedor de energia.

A medida é garantida pela Lei nº 14.300, vigente desde janeiro de 2022, e possibilita a transferência da titularidade das contas de energia elétrica para o consumidor-gerador. Na prática, isso significa que o morador ou pequeno comerciante, ao optar pela LUZ como fornecedora de energia, passa a receber na sua residência e/ou comércio energia de fonte renovável, gerada em fazendas solares como essa em Jacareí, mas com diferenciais de serviço que garantem maior controle de gasto e economia de até 20% na fatura mensal.

Rafael Maia (CEO da LUZ) recebeu as autoridades municipais de Jacareí e São José dos Campos, e representantes da sociedade civil para inaugurar a fazenda solar que apoiará na produção e no fornecimento de energia em residências e pequenos comércios no país

Com a nova unidade de Jacareí, a LUZ passa a ter 11 fazendas operacionais, em um projeto com 22 fazendas solares, que juntas fornecem energia para mais de 750 cidades, em quatro estados do Brasil.

Rafael relata que o propósito da empresa é renovar a relação das pessoas com o setor elétrico, revolucionando a forma de produzir e consumir energia de fontes renováveis. “Esse investimento contribui para o investimento na região e aumenta a capacidade de energia solar que chegará aos imóveis e comércios do estado”, conta o CEO.

A nova fazenda coloca o município numa posição econômica ainda mais relevante no estado, com a geração de empregos diretos e indiretos, além de apoiar a preservação do meio ambiente, evitando assim que a emissão de 632 kg de gás carbônico CO² seja liberado por ano na atmosfera, o equivalente a 1.752 árvores da Mata Atlântica, ou um hectare de mata preservada — proporcional a uma campo de futebol.

O projeto faz parte do plano de expansão da empresa — com os investimentos da holding Delta Energia — que estima atender 100 mil beneficiários até o final de 2024, transacionando 150 megawatts (MW) por meio de geração distribuída (GD) em todo o Brasil neste período.

LUZ, uma nova forma de consumir energia

A revolução no consumo de energia solar por residências e comércios no Brasil só é possível graças à tecnologia embargada pela LUZ. A companhia, que atua desde 2022, reinventou a forma de comprar, controlar e pagar pelo consumo de energia, de forma 100% digital, via app, e inteligente, com um dispositivo de desenvolvimento próprio.

Com modelo de geração distribuída compartilhada, a LUZ mantém sua geração de energia solar própria nas chamadas “fazendas solares”. É delas que a empresa fornece energia para residências e pequenos comércios de baixa tensão.

Ao fazer a mudança de fornecimento para a LUZ, o consumidor passa a ter instalado gratuitamente em sua/seu residência/comércio o Medidor Inteligente, que é feito com tecnologia de ponta, conectado à internet, via wi-fi, e acoplado ao quadro de energia do imóvel. Logo, os sensores do medidor identificam o comportamento de cada equipamento elétrico e enviam as informações simultaneamente para o aplicativo da LUZ, disponível para celulares Android ou IOS. Nele, o usuário tem visibilidade do seu consumo de energia elétrica em tempo real. Assim, ele sabe o quanto está gastando por hora, dia, mês e até por aparelho, e ainda recebe dicas personalizadas para um consumo mais eficiente, na palma da mão, inclusive à distância. Com essas informações, o cliente pode fazer a autogestão do seu consumo, garantindo uma economia ainda maior.

Para realizar a migração, basta que o consumidor acesse o site da empresa (www.sualuz.com.br), faça a simulação de economia e contrate em três cliques, tudo de forma digital. Após a contratação, o cliente receberá uma fatura única todos os meses, e o medidor inteligente será instalado por um técnico especialista, rapidamente e sem mudanças na fiação interna.

coisasgeek