Filmes independentes distribuídos pela Sofa Digital entram no Top 10 Global da Netflix somando mais de 11 milhões de horas assistidas

‘A INIMIGA PERFEITA’ E ‘O ASSASSINO DE CLOVEHITCH’, DISPONÍVEIS SOMENTE NA AMÉRICA LATINA, ENTRARAM NO RANKING DO STREAMING, MESMO COMPETINDO COM TÍTULOS DISPONÍVEIS EM TODOS OS TERRITÓRIOS

Os filmes “A Inimiga Perfeita” (A Perfect Enemy) e “O Assassino de Clovehitch” (The Clovehitch Killer), ambos distribuídos pela Sofa Digital, conquistaram espaço no Top 10 global da Netflix apesar de serem conteúdos independentes e disponíveis somente na América Latina. Os filmes foram primeiro lançados nas plataformas digitais para aluguel e compra, atraindo a atenção do público latino-americano que, em janeiro, passou a assisti-los na Netflix. O interesse foi tanto que alavancou ambos para a lista mundial.

Na semana de 10 a 16 de janeiro, “O Assassino de Clovehitch” foi o 10º filme mais visto mundialmente na plataforma em língua inglesa, com 7 milhões de horas assistidas pelos assinantes. E, logo após, na semana de 24 a 30 de janeiro, “A Inimiga Perfeita” entrou também nos Top 10 do mundo em língua inglesa, com 4,87 milhões de horas assistidas.

Descobrir filmes que tenham potencial para as plataformas de streaming é a especialidade da Sofa Digital. A empresa usa o seu serviço de recomendação Filmelier como o principal meio de se aproximar do público final e ajudá-lo a encontrar os filmes de interesse, e, dessa forma, buscar no mercado longas que se conectam com diferentes segmentos de audiência.

Este modelo de trabalho é chamado pela empresa de Smart Distribution, pois utiliza dados e o relacionamento direto com o consumidor para distribuir filmes em diferentes plataformas e modalidades de receita, sempre com o objetivo de maximizar o alcance de cada produção.

Em 2021, 16 filmes da Sofa Digital alcançaram o Top 10 América Latina ou do Brasil, sendo quatro deles filmes nacionais. Todos os títulos passaram pelo processo de Smart Distribution com lançamentos digitais em transacional, para aluguel ou compra, antes de entrarem no catálogo da Netflix.

“Grandes blockbusters são muito efetivos em atrair novos assinantes, mas a satisfação e a longevidade da assinatura dependem da variedade de filmes que consigam se conectar à diversidade de desejos”, diz Fábio Lima, Fundador e CEO da Sofa Digital.

Desde que a Netflix disponibilizou na plataforma o ranking de filmes e séries mais assistidos, produtores e distribuidores têm celebrado quando seus filmes conseguem uma posição no TOP 10 do streaming. Filmes nacionais costumam figurar entre os mais assistidos e por muitas vezes ainda entram no ranking global.

“A estratégia de lançar filmes independentes em TVOD (aluguel e compra) como se fossem lançamentos de cinema, disponíveis em todas as plataformas simultaneamente — mas com campanhas digitais altamente segmentadas por grupos de interesse, torna o investimento mais assertivo que o lançamento no cinema”, diz Lima.

“Estar disponível para todos em uma janela curta de tempo também é importante para a criação da relevância de filmes que não são blockbusters. “A Inimiga Perfeita” e “O Assassino de Clovehitch” primeiro foram bem posicionados e apresentados para o público “heavy user” que aluga filmes. O sucesso e aprovação do filme nesta janela é determinante para influenciar uma massa de audiência maior quando os filmes chegam às plataformas de streaming por assinatura”, acredita João Worcman, Chief Content Officer da Sofa Digital.

“Nosso modo de trabalho não é diferente do que a Warner Pictures faz para seus grandes filmes de cinema que vão para HBOMAX, mas na Sofa Digital usamos a ciência de dados e do comportamento para conseguirmos ser eficazes com todo tipo de filme”, conta Lima.

Comentários estão fechados.